MARCA E MODELO COM FOCO EM ULTRA MARATONA

Ainda estamos praticamente nos primeiros dias de 2024, mas posso falar com segurança e tranquilidade que este simples modelo chamado Mount To Coast R1 Racer será o melhor lançamento de 2024 (para mim), mesmo sem conhecer os vários modelos de grandes marcas que ainda serão lançados no decorrer deste ano.

Eu conheci a marca chinesa  MOUNT TO COAST com sede em baseada em Hong Kong no The Running Event  que aconteceu no final de novembro de 2023 em Austin (TX). 

Estava localizada em um espaço bem pequeno e quase que isolada em um canto do enorme pavilhão do Auston Convention Center. 

E somente 3 pessoas no espaço, o criador da marca e dos tênis chamado Victor Zhang, o americano Eric Sach que estava dando suporte ao Victor no atendimento e mais uma pessoa que recepcionava os interessados por conhecerem a marca e os tênis.

Tanto o Victor quanto o Eric foram atenciosos e detalhistas na explicação dos 2 modelos que até o momento foram desenvolvidos. 

Eles explicaram que os tênis foram desenvolvidos com foco em distâncias de Ultra Maratona. 

Obviamente isto não significa que os modelos não irão atender curtas distâncias seja em treinos ou provas. 

O modelo MTC-UM 001 é o modelo para treinos diários. 

Tem um pouco mais de composição de borracha no solado e um pouco mais de estrutura na malha de cabedal. 

Já o R1 Racer é o modelo de prova e tem duas versões. 

Uma delas vem com cadarço elástico nos 3 furos próximos aos dedos e nos outros 3 outros furos, é composto de cadarço padrão. 

Segundo o Victor explicou, este  sistema é para gerar um melhor ajuste aos corredores que sentirem os pés “soltos” nesta área. 

A outra versão vem com o cadarço padrão.

Neste último The Running Event, estava acompanhado dos amigos Ricardo Hirsch (treinador e apresentador do podcast 3 Lados da Corrida que fazemos juntos e também com o Danilo Balú), e a jornalista e fotógrafa Fernanda Paradizo (responsável pelo portal da Contra Relógio, plataforma especializada em corrida) e estávamos juntos no espaço da Mount To Coast. 

Haviam algumas dezenas de pares que eram amostras e tanto o Victor quanto o Eric ofereceram a nós um teste rápido com os tênis logo atrás do espaço da marca, uma reta de uns 120 metros mais ou menos.

 

MOUNT TO COAST R1 RACER

 

Optei por testar o R1 Racer e de calce, já vi que era um tênis diferenciado, gerando a mesma sensação de calce dos modelos da Altra, deixando os dedos espalhados e com a malha de cabedal gerando um bom suporte aos pés. 

Fiz duas retas correndo e a primeira pergunta que fiz ao retornar para o espaço foi se seria possível eu comprar um par naquele momento para continuar correndo com o tênis. 

No mesmo momento Victor Zhang falou que eles não estavam vendendo, mas que eu poderia levar o par que testei.

O tênis é fantástico de conforto e resposta, considerando que ele não tem placa de carbono. 

A base de entressola é em Pebax, o que deixa muito rápido de aterrissagem e decolagem além da batida macia.

A malha de cabedal é outro ponto que não tem tecnologias mirabolantes, e é por isso que veste e ventila bem os pés. 

O solado gera bastante grip no seco e molhado. 

Do ponto de vista de durabilidade e desgaste, segundo o Victor informou, vai durar em torno de 1.600km, considerando o que um Ultra maratonista rodou com o R1 Racer.

Quando comecei a escrever este artigo, fui buscar informações se pessoas que trabalham com tênis de corrida ao redor do mundo já conheciam o tênis. 

Para minha surpresa, encontrei no site da ISPO (Evento semelhante ao The Running Event que acontece em Munich na Alemanha), a informação de que o modelo de treino MTC-UM 001 havia sido premiado como o melhor lançamento da feira. 

Assim como outros portais também falaram da marca e dos modelos.

O meu Racer R1 deve estar a uns 100km mais ou menos. 

Por enquanto a única prova que fiz com ele foi os 15km da corrida Sargento Gonzaguinha, e tenho zero reclamação. 

No meu ponto de vista, é um tênis simples considerando design, malha de cabedal e entressola, e quando um tênis nasce certeiro, é complicado evoluí-lo nas edições seguintes, considerando que ele pode piorar, dependendo do tipo de atualização técnica que for feita. 

Eu não sou de repetir modelo de tênis de uma mesma edição com relação à compra. 

O caso recente é o On Cloudmonster

E sem dúvida que se a Mount To Coast entrar no mercado americano ou europeu, sem dúvida comprarei um 2º par. 

 

FICHA TÉCNICA

Pisada: Neutra

Categoria: Performance

Drop: 6mm (28mm calcanhar / 22mm frente)

Peso: 243gr – Tam 42 masc

Preço: U$180,00

 

Tanto o Victor quanto o Eric foram atenciosos e detalhistas na explicação dos 2 modelos que até o momento foram desenvolvidos.

Victor Zhang fundador da Mount To Coast explicando os modelos

 

 e de calce já vi que era um tênis diferenciado, gerando a mesma sensação de calce dos modelos da Altra, deixando os dedos espalhados e com a malha de cabedal gerando um bom suporte aos pés.

O Racer R1 veste muito bem

 

MOUNT TO COAST R1 RACER: mas posso falar com segurança e tranquilidade que este simples modelo será o melhor lançamento de 2024.

Solado com ótimo grip e tração no seco e no molhado

 

E sem dúvida que se a Mount To Coast entrar no mercado americano ou europeu, sem dúvida comprarei um 2º par.

Peso no tamanho 42

 

Se tiver investimento em marketing a marca tem tudo para dar certo