MUITO DIFERENTE DO ANTECESSOR

 

Apesar do New Balance 1080 estar no mercado há 13 anos, a minha primeira experiência correndo com este modelo foi a partir da 5ª edição, lançada em 2014. 

Nesta época eu fiz o treinamento para equipe de vendas da New Balance em São Paulo, quando a marca estava iniciando a abertura de algumas lojas próprias.

O principal modelo de amortecimento da marca começava a se destacar entre os concorrentes da época e que continuam sendo os atuais. 

Entre as edições 5ª e 9ª as mudanças perceptíveis ficavam por conta da forma e malha de cabedal, variando o tipo de tecido e as tramas. 

Do ponto de vista de amortecimento e sensação de maciez, não senti diferença entre as edições citadas.

A partir da 10ª edição o 1080 foi totalmente redesenhado, e com uma nova composição de espuma Fresh Foam,o tênis ficou mais macio do que os antecessores e a forma ficou mais compacta e malha mais elástica. 

Eu não me adaptei muito com relação à forma. 

O 1080 V11, praticamente não apresentou diferencial, e o V12 trouxe um novo colar de calce que é o padrão entre a maioria dos tênis. 

NEW BALANCE FRESH FOAM 1080 V13

 

O 1080 V13 lançado no 2º semestre de 2023 está totalmente diferente do antecessor, e o destaque é para a maciez em virtude da nova composição do Fresh Foam X, agregado à responsividade. 

Já adianto que pelo fato desta nova edição ter ficado muito mais macia, o corredor que tem um mínimo de pronação, o 1080 V13 irá contribuir para a instabilidade durante a corrida, colocando este corredor em uma pronação mais acentuada. 

E a percepção é clara.

Se a área medial e calcanhar do 1080 V13 fosse mais larga, seguindo a mesma largura da área do antepé, sem dúvida que seria um dos modelos de amortecimento mais estáveis da categoria. 

Estabelecendo um comparativo com outro modelo de amortecimento da marca, o Fresh Foam More V4, eu diria que com relação ao conforto (maciez), o 1080 V13 está superior, e a responsividade é incomparável ao More. 

Vai perder para o More V4 no fator instabilidade para quem tem um pouco de pronação.

E comparando o 1080 V13, com os concorrentes diretos como Adidas Ultraboost, Asics Nimbus (leia artigo), Brooks Glycerin, Hoka Clifton, Mizuno Sky, Nike Invincible e Saucony Triumph, eu senti o 1080 V13 um pouco mais responsivo e macio do que estes modelos. 

O que pode mudar para edições futuras é a malha de cabedal. 

A malha em knit do 1080 V13, quando molhada, faz o tênis ficar bem pesado, já que o tecido absorve consideravelmente, além do desconforto da sensação do tênis encharcado por dentro.

Mas não acredito que este fator da malha possa ser alterado em edições futuras, considerando que a maioria das marcas tem desenvolvido alguns modelos com objetivo de atender pessoas que podem trabalhar no dia a dia com tênis de corrida, ou mesmo usar como lifestyle. 

Com relação ao solado referente ao fator grip, eu não senti diferença para as edições anteriores. 

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Drop: 6mm (37mm calcanhar / 31mm frente)

Peso:  295gr – Tam 43 masc.

Preço: R$1.199,90

 

MALHA DE CABEDAL EM KNIT NESTA NOVA EDIÇÃO

 

Se a área medial e calcanhar do 1080 V13 fosse mais larga, seguindo a mesma largura da área do antepé, sem dúvida que seria um dos modelos de amortecimento

A ÁREA MEDIAL E O CALCANHAR PODERIAM TER A MESMA LARGURA DO ANTEPÉ

 

NEW BALANCE FRESH FOAM 1080 V13: está totalmente diferente do antecessor, e o destaque é para a maciez em virtude da nova composição do Fresh Foam X.

O PESO NO TAMANHO 43